Açores registam descida da taxa de inflação média do último ano

A taxa de inflação média dos últimos doze meses, terminados em julho, desceu para 0,18% nos Açores, enquanto a nível nacional se situou nos 0,72%.

Já a taxa de variação homóloga do mês de julho na Região foi de 0,66%, sendo que a nacional foi de -0,32%.

A taxa de variação mensal foi de -0,22% nos Açores e de -1,31% no país, anunciou o SREA.

Segundo o Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA), o total da taxa de variação média do Índice de Preços no Consumidor (IPC), fixou-se nos 0,18%, sendo que “as maiores variações médias positivas verificaram-se nas classes “Bebidas alcoólicas e tabaco”, “Hotéis, cafés e restaurantes”, “Transportes”, “Acessórios, equipamentos doméstico e manutenção corrente da habitação” com taxas, respetivamente, de 3,25%, 2,64%, 2,24% e 1,79%”.

Relativamente às variações médias negativas, “as classes que apresentam maiores variações são as de “Vestuário e calçado” e “Produtos alimentares e bebidas não alcoólicas”, respetivamente, com -6,73% e -1,62%”, salienta o SREA.

No que à taxa de variação homóloga do IPC de julho diz respeito, situou-se nos 0,66%, subindo 0,23 pontos percentuais (p.p.) em relação à taxa divulgada no mês anterior, enquanto a taxa homóloga a nível nacional foi de -0,32%.

Já a taxa mensal do índice de julho foi de -0,22%, descendo 1,32 pontos percentuais em relação ao mês de junho, ao passo que a nível nacional se fixou nos -1,31%.

A taxa mais alta foi registada na classe “Transportes” (4,24%) e a mais baixa na classe “Vestuário e calçado” (-12,36%).

 

Aumenta a compra de produtos alimentares

Em julho, a compra de produtos alimentares nas grandes superfícies comerciais apresentou uma variação mensal homóloga positiva de 3,05%, a preços constantes, e de 2,10% a preços correntes, anunciou o SREA.

O índice de vendas do comércio a retalho –produtos alimentares registou em julho, a preços constantes (valores brutos), uma variação mensal homóloga positiva de 3,05% e trimestral homóloga igualmente positiva de 3,85%.

A preços constantes (corrigidos dos efeitos calendário e sazonalidade), verificou-se um acréscimo de 4,16% relativamente à variação média nos últimos 12 meses. Quanto à variação mensal, apresentou uma variação positiva de 0,13%.

Relativamente às variações mensal homóloga e média nos últimos 12 meses, a preços correntes (valores brutos), a mensal subiu 2,10% e a média nos últimos 12 meses subiu 2,75%.


Fonte: Açoriano Oriental