Em reunião realizada para o efeito, naquela data e em casa de um negociante da praça de Angra, foi manifestada a vontade expressa de constituir a Associação e eleita uma Comissão presidida por Thomás José da Silva. Esta foi a primeira manifestação de que há registo, com vista à criação da então Associação Comercial de Angra do Heroísmo, cujos estatutos foram formalmente aprovados em Assembleia Geral realizada a 28 de abril de 1852 e posteriormente homologados pelo Governo de Sua Majestade a Rainha D. Maria II.
Por alvará de 16 de outubro de 1940 as Associações Comerciais de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória transformaram-se em Grémio do Comércio do Distrito de Angra do Heroísmo.
Por deliberação da Assembleia Geral, realizada a 19 de março de 1975, o Grémio do Comércio deu lugar à Associação Comercial e Industrial de Angra do Heroísmo.
O surgimento da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo remonta a 3 de abril de 1852 e o seu aparecimento deve-se ao desejo de muitos negociantes em “formar uma Associação Comercial que indagando as necessidades do comércio, concilie e promova os seus interesses particulares e gerais, a exemplo do que havia em várias partes da Monarquia...”.
Após decisão da Assembleia Geral, realizada a 3 de dezembro de 1979, é alterada a denominação para Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, Associação de Comerciantes, Industriais, Importadores e Exportadores das Ilhas, Terceira, Graciosa e São Jorge.
Pela resolução nº 26/90, de 26 de fevereiro, a Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo é declarada Pessoa Coletiva de Utilidade Pública, exercendo a sua actividade na Região Autónoma dos Açores nas áreas do Comércio, da Indústria e dos Serviços.
Por alteração estatutária, aprovada em Assembleia Geral realizada a 19 de março de 1999, é enquadrada a criação de Núcleos Empresariais e aprovados os respetivos regulamentos, abrindo-se assim caminho à constituição do Núcleo Empresarial da Ilha de São Jorge, a 22 de outubro de 1999 e do Núcleo Empresarial da Ilha Graciosa, a 22 de fevereiro de 2000.
No dia 28 de abril de 2002, a Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, comemorou os seus 150 anos de existência, tendo sido condecorada pelo Presidente da República com o título de “Membro Honorário da Ordem do Mérito Agrícola, Comercial e Industrial”, conforme publicação em Diário da República – II Série de 28 de maio de 2002.
A Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo tem por missão o permanente acompanhamento do mercado de trabalho, do mercado dos fatores, do clima institucional e do cenário político, numa perspetiva de defesa intransigente dos interesses comuns ao tecido empresarial que representa a promoção de iniciativas e o desenvolvimento de atividades suscetíveis de contribuir para a competitividade das empresas e do espaço geo-económico em que se insere.
Estratégia Projetar, num contexto de acelerados processos de mudança, uma forte capacidade de antecipação aos desafios que se colocam às empresas e à economia regional, identificar as ameaças e oportunidades e promover o desenvolvimento sustentado através de uma eficiente gestão e afectação dos recursos disponíveis ou mobilizáveis. Configurar a Câmara do Comércio, à escala do seu meio, como um verdadeiro centro de competências, susceptível de acelerar as respostas aos processos de globalização e aos desafios da sociedade da informação.
A defesa intransigente dos interesses dos nossos associados é uma das nossas prioridades!
Para isso, contamos com representações nas mais diversas Instituições. Conheça-as!
Conheça o regulamento eleitoral da Câmara do Comércio e Indústria de Angra do Heroísmo.
Descarregar
Não tem conta? Faça um novo registo
como Associado CCAH ou Particular.
Indique o endereço de email do seu registo, receberá por email um link para criação de uma nova password.